Diretrizes Pedagógicas

Educação Infantil

Às crianças, devem ser assegurados os direitos de CONVIVER, BRINCAR, PARTICIPAR, EXPLORAR, EXPRESSAR e CONCEBER-SE em condições inerentes para a efetivação da aprendizagem e desenvolvimento. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são 5 os campos de experiências para os quais os objetivos de aprendizagem estarão focados:

– O eu, o outro e o nós;
– Corpo, gestos e movimentos;
– Traços, sons, cores e formas;
– Escuta, fala, pensamento e imaginação;
– Espaço, tempo, quantidade, relações e transformações.

Ao trabalhar as Unidades Temáticas em função dos objetivos pretendidos, a proposta do Diocesano consolida os seguintes pressupostos da Teoria Cognitivista de Ensino de Bruner:

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Norteada pelo paradigma cognitivista, a proposta político-pedagógica do Colégio Diocesano implementa o processo de ensino e aprendizagem organizado em quatro áreas do conhecimento, “favorecendo o diálogo entre os saberes dos diferentes componentes curriculares”, de modo a garantir o desenvolvimento das competências específicas.

A organização do conhecimento (unidades temáticas – objetos de conhecimento e habilidades) dá-se, conforme a Teoria de Bruner, numa disposição espiralada, garantindo a progressão das aprendizagens. Com isso, oportunizamos aos estudantes o exercício do pensar, argumentar, buscar, selecionar informações, ler e interpretar diferentes linguagens.

Tudo com a intenção de colocar em prática uma metodologia focada nos pilares defendidos pela UNESCO: aprender a CONHECER, aprender a SER, aprender a CONVIVER e aprender a FAZER.

Assim, o Diocesano faz acontecer um projeto educacional de acordo com os marcos legais da Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

Ensino Fundamental - Anos Finais

Alinhada aos princípios que norteiam a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a proposta político-pedagógica do Colégio Diocesano favorece a comunicação entre os conhecimentos e saberes dos diferentes componentes curriculares, os quais, organizados em cinco áreas do conhecimento, apresentam um conjunto de habilidades que garantem o desenvolvimento de competências específicas.

Nos últimos anos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), a programação integra os componentes curriculares da área de Linguagens: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física; de Matemática; de Humanas: História, Geografia e Filosofia; e de Ciências da Natureza: Biologia, Química e Física, instigando a capacidade de análise crítica, de raciocínio lógico, da expressão de ideias em diferentes linguagens, dentre outras habilidades.

O projeto político-pedagógico do Diocesano oportuniza o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas necessárias ao enfrentamento das situações do cotidiano. Nesse sentido, a contextualização social e cultural é valorizada, o que contribui para levar o(a) aluno(a) a ampliar sua visão de mundo e a assumir-se como protagonista do processo educacional.

Ensino Médio

Norteado pelo paradigma cognitivista, o Colégio Diocesano implementa no Ensino Médio uma proposta curricular que oportuniza ao educando exercícios do pensar, argumentar, buscar, selecionar informações, ler e interpretar diferentes linguagens, propiciando-lhe condições para o seu acesso à universidade e ao mercado de trabalho.

Assim, o segmento dimensiona o seu trabalho aliando-se a parceiros de alto nível como a Plataforma de Ensino SAS, o Programa Pleno e a Google for Education, de modo a garantir que seus estudantes obtenham um alto desempenho acadêmico, cultural, esportivo e socioemocional.